Canal Dental

Tratamento de Canal Dental

O tratamento de Canal consiste na retirada da parte mais interna do dente, chamada de polpa dental. Ele é realizado quando esta estrutura encontra-se atingida pela cárie, inflamada, infeccionada ou até mesmo sem vitalidade. Os casos mais comuns de indicação do tratamento endodôntico são:

• Cárie profunda
  • Dentes quebrados ou fraturados
  • Trauma dental

Benefícios do Canal Dentário

Preserva a estrutura do dente

Remove dor de dente forte

É utilizado anestesia e não causa dor

Tratamento com alto índice de sucesso

Permite colocação de prótese dental

Remove infecção no dente

Impede a perda do dente

Retoma a funcionalidade do dente

Planos Odontológicos

Canal dental e, principalmente, o tratamento de canal consiste na retirada da parte interna do dente, conhecida como polpa dental, devido a alguma inflamação local, seguida de uma limpeza, preenchimento e selagem da cavidade bucal.

Esse é um procedimento bastante comum, ao contrário do que algumas pessoas acreditam. Muitas dúvidas surgem quando é descoberta a existência de um canal dental e é imprescindível que o tratamento seja realizado assim que possível.

As causas possíveis para um tratamento endodôntico são: cáries, dentes quebrados e trauma dental. Os sintomas mais comuns do canal são dores, sensibilidades e escurecimento do dente, entre outros.

Caso você tenha algum desses sintomas, agende já sua avaliação com a RJ Dental.

O tratamento de canal é realizado, de forma resumida, por meio da retirada, limpeza, preenchimento e selagem da cavidade bucal, assim que for encontrada uma inflamação, infecção ou morte da polpa dental.

Também conhecida como câmara pulpar, a polpa dental é a região “mole” que contém vasos sanguíneos e nervos. Sua localização é na parte interna e central do dente. Quando essa polpa for danificada, é necessária a remoção da mesma.

A cárie avançada é um dos motivos para a danificação da câmara pulpar. As bactérias da cárie se multiplicam ao ponto da polpa acabar se decompondo e “morrendo” e é por isso que a remoção das cáries e limpeza dentária é tão importante.

Etapas do tratamento

O tratamento de canal não tem muito segredo, como eu disse, ele é um procedimento comum. É possível dividir as etapas do tratamento de canal dental em três: acesso, remoção e obturação.

A primeira parte, a etapa que chamamos de acesso, é o momento de abertura do canal para a realização do procedimento. Sequencialmente, é executada a remoção e limpeza da polpa dental infeccionada para a descontaminação local.

Por fim, os canais são preenchidos e selados com um material permanente. É possível optar ainda pela proteção por meio de coroas ou prótese parcial.

O que você talvez queira saber é sobre a dor do procedimento: afinal, o tratamento de canal dói? Bom, a dor é o sintoma principal da infecção e inflamação, por isso, quanto maior for a evolução do desgaste, mais dor o paciente pode sentir.

Mas nada de pânico, a dor chega ao fim assim que o paciente for anestesiado. O principal segredo para evitar as dores é, sem dúvida, impedir que seu quadro evolua. Assim que você notar os primeiros sintomas, procure prontamente um dentista.

Como prevenir

A prevenção é sempre o melhor remédio, certo? Todos aqui queremos evitar as dores de cabeça que um canal bucal pode te proporcionar, dessa forma, listamos os cuidados que você precisa ter para prevenção.

• Uso de fio dental por, pelo menos, uma vez por dia;
  • Escovação nos dentes três vezes ao dia, no mínimo;
  • Escolha de obturações em vez de coroas;
  • Visitas ao médico ao menos duas vezes no ano.

O pós-operatório

Para o final do tratamento, você pode esperar alívio nas dores causadas pela inflamação na polpa dental. Podemos considerar como o final do procedimento, o momento no qual o espaço dos canais forem totalmente preenchidos.

Como qualquer outro procedimento dentário, há alguns cuidados a serem tomados: procure não ingerir alimentos duros e pedaços muito grandes. Esses cuidados impedirão uma lesão no dente tratado.

Os primeiros dias após o procedimento são os mais importantes e necessitam desses cuidados especiais.

Se você tem algum dos sintomas listados aqui ou apenas quer manter a saúde bucal em dia, marque já sua avaliação e evite problemas futuros.

RJ Dental

A maior Rede de Clínicas Odontológicas com atendimento aos planos dentais do Rio de janeiro.

Agende sua
Consulta

Marque o seu próximo atendimento conosco e dê o primeiro passo para um sorriso saudável.

Depoimentos

Depoimentos dos Nossos Clientes

Minha primeira consulta foi ótima. Fui atendida no horário, local muito limpo, atendentes simpáticas e atenciosas. Minha nota é dez.

Catia P. Barbosa

Unidade Copacabana

O meu atendimento foi muito bom, desde a recepção até o Dr. Thiago. Super indico a RJ Dental em Duque de Caxias, trabalho de excelência.

Sueli Lima

Unidade Meier

Ótimo atendimento profissional. Desde a recepção até a cadeira da Dentista. Fui muito bem atendida pela Dentista. Atenciosa e paciente.

Carmem Costa

Unidade Vila Isabel

Respostas para todas as suas dúvidas sobre os nossos serviços odontológicos.

Siga a RJ Dental nas Redes Sociais